IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

China acelerará projetos de minério de ferro para garantir abastecimento doméstico

19/04/2023 09h10

PEQUIM (Reuters) - O planejador estatal da China disse nesta quarta-feira que vai acelerar a construção de projetos de exploração de minério de ferro e melhorar sua capacidade de garantir o fornecimento do produto.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma também monitorará de perto a dinâmica do mercado de minério de ferro e tomará medidas com departamentos relevantes para limitar aumentos irracionais de preços, disse a porta-voz Meng Wei em coletiva de imprensa.

O governo chinês está irritado com a forte dependência do minério de ferro importado, com mais de 70% das necessidades da China vindo do exterior, e pretende aumentar a oferta doméstica.

A China Iron & Steel Association, apoiada pelo governo, lançou uma iniciativa no ano passado para aumentar a oferta doméstica para 370 milhões de toneladas até 2025.

A produção anual de minério de ferro da China deve atingir uma máxima de oito anos de 290 milhões de toneladas em 2023, estimam analistas.

A consultoria Wood Mackenzie disse que a produção doméstica pode não aumentar muito no curto prazo, uma vez que vários novos projetos são minas subterrâneas, cujas condições geológicas complexas e altos custos provavelmente complicarão a construção.

O maior consumidor mundial de minério de ferro produziu 44,50 milhões de toneladas de concentrado de minério de ferro nos primeiros dois meses de 2023, mostraram dados da Metallurgical Mines' Association of China.

(Por Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)