IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

China mantém taxas de empréstimos em meio a sinais de recuperação

20/04/2023 08h40

XANGAI/CINGAPURA (Reuters) - A China deixou inalteradas suas taxas de empréstimo de referência pelo oitavo mês consecutivo nesta quinta-feira, em linha com as expectativas, já que a recuperação econômica reduziu a necessidade de qualquer suporte monetário imediato.

A segunda maior economia do mundo cresceu em um ritmo mais rápido do que o esperado no primeiro trimestre deste ano, com o fim das rígidas medidas contra a Covid-19 retirando empresas e consumidores das paralisantes interrupções da pandemia.

A taxa de empréstimo primária de um ano (LPR) foi mantida em 3,65%, enquanto a LPR de cinco anos ficou inalterada em 4,30%.

Em uma pesquisa da Reuters com 30 observadores do mercado realizada esta semana, 27 previram manutenção das taxas.

"Embora não descartemos um pequeno corte nas taxas este ano, já que os custos de financiamento dos bancos caíram, parece não haver necessidade iminente de fazê-lo", disse Frances Cheung, estrategista de taxas do OCBC Bank. 

Operadores e analistas disseram que as LPRs também foram mantidas depois que o Banco do Povo da Chuna reforçou o apoio de liquidez para a economia, rolando empréstimos de política de médio prazo com ofertas de caixa mais altas nesta semana, deixando as taxas de juros inalteradas.

(Reportagem de Winni Zhou e Tom Westbrook)