IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Brasil e países do Mercosul estão engajados em negociações com UE e Lula espera acordo ainda este ano

25/04/2023 14h24

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Brasil e os demais membros do Mercosul estão envolvidos nas negociações para o acordo comercial com a União Europeia e esperam novos desenvolvimentos ainda este ano.

"O Brasil e os sócios do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia e esperamos ter boas notícias ainda este ano. É um acordo muito importante para todos e queremos que seja equilibrado e que contribua para a reindustrialização do Brasil", disse Lula em discurso durante fórum empresarial em Madri, na Espanha.

As negociações do acordo comercial entre os dois blocos ficaram travadas durante o governo de Jair Bolsonaro devido às preocupações de membros da UE sobre o compromisso brasileiro com questões ambientais.

Lula disse também que apresentará um novo programa de investimentos em infraestrutura no próximo mês e que ele pode fornecer oportunidades para a entrada de recursos estrangeiros no país.

"Queremos atrair novas ondas de investimentos espanhóis. O programa de investimento em infraestrutura que lançarei em maio próximo trará oportunidades promissoras... vamos transformar o Brasil em um canteiro de obras", acrescentou.

Lula disse que a aprovação de marcos regulatórios, como o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária, trará a "tranquilidade necessária" para que parceiros comerciais invistam no Brasil.

Ele lamentou a situação econômica no país nos últimos anos e disse que os empresários brasileiros precisam "aprender a investir em outros continentes" para que suas empresas se tornem multinacionais.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu, em Brasília; reportagem adicional de Fernando Cardoso, em São Paulo)