IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

PF cumpre 22 mandados de busca e apreensão em operação por ataques de 8/1; STF bloqueia R$40 milhões

11/05/2023 08h52

(Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a 11ª fase da operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar suspeitos que "financiaram e fomentaram" os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, e o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio de até 40 milhões de reais em bens dos investigados.

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O STF determinou o bloqueio de até 40 milhões de reais em "bens, ativos e valores dos investigados para cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público", disse a PF em comunicado.

A PF investiga os crimes de "abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido".

No dia 8 de janeiro apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro defensores de um golpe de Estado invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do STF, cobrando intervenção das Forças Armadas após a derrota de Bolsonaro nas urnas e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma semana antes.

(Por Fernando Cardoso)