Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Economia do Reino Unido cresce no 1º trimestre, mas queda em março ressalta fragilidade

12/05/2023 07h31

Por William Schomberg e David Milliken

LONDRES (Reuters) - A economia da no Reino Unido cresceu 0,1% nos primeiros três meses de 2023, mas uma queda inesperadamente acentuada de 0,3% em março destacou a fragilidade de sua recuperação.

Economistas consultados pela Reuters previam crescimento trimestral de 0,1%, mas esperavam que a produção se mantivesse estável no último mês do trimestre.

"A queda em março foi impulsionada por reduções generalizadas no setor de serviços", disse Darren Morgan, do Escritório de Estatísticas Nacionais.

"..., as vendas de carros foram baixas para os padrões históricos - continuando a tendência observada desde o início da pandemia - com estoques, distribuição e varejo também tendo um mês ruim."

A economia do Reino Unido permaneceu 0,5% menor do que no quarto trimestre de 2019, pouco antes da pandemia de coronavírus – uma recuperação mais fraca do que qualquer outra grande economia avançada.

"Com o lado de serviços da economia continuando a desacelerar em face dos custos de empréstimos mais altos e preços crescentes, ainda parece que estamos patinando", disse Tom Stevenson, diretor de investimentos pessoais da Fidelity International.

A produção em março foi apenas 0,1% maior do que em fevereiro de 2020, o último mês pré-pandemia.

“Uma economia mais fraca em março ressalta sua fragilidade, apesar da queda nos preços de energia no atacado, melhora das condições da cadeia de suprimentos e da confiança do consumidor, que também se recuperou das mínimas de vários anos”, disse Yael Selfin, economista da KPMG.

"Embora a recessão provavelmente não esteja mais em jogo, as vulnerabilidades resultantes de custos de empréstimos mais altos e crédito mais restrito provavelmente prejudicarão as atividades empresariais e domésticas este ano."

O Banco da Inglaterra projetou na quinta-feira que a economia do Reino Unido crescerá 0,25% em 2023 como um todo - uma expansão fraca, mas uma mebora em relação à previsão anterior de uma contração de 0,5%.

(Reportagem adicional de William James)