Minério de ferro sobe com melhora na demanda de aço da China e esperanças de estímulo
Por Amy Lv e Dominique Patton
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram nesta segunda-feira, com o sentimento do investidor impulsionado por sinais de melhora na demanda downstream e expectativas de uma série de políticas de estímulo a serem implementadas na segunda maior economia do mundo.
A demanda aparente pelos cinco principais produtos siderúrgicos --vergalhão, fio-máquina, bobina a quente, bobina a frio e chapa grossa média-- registrou alta de 9% na semana, para 10,08 milhões de toneladas na semana encerrada em 11 de maio, segundo cálculo da Reuters com base em dados da consultoria Mysteel.
O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 4,17%, em uma máxima d etrês semanas de 725 iuanes (104,89 dólares) a tonelada, depois de cair 1,3% na semana passada.
O minério de ferro de referência em junho na Bolsa de Cingapura subiu 3,97%, para 103,4 dólares a tonelada, a maior alta desde 8 de maio, depois de ter caído 5,7% na semana passada.
"O aumento tem se beneficiado parcialmente da expectativa do mercado de que o governo (chinês) possa lançar algumas políticas de estímulo para impulsionar a economia após os dados econômicos mais fracos do que o esperado na semana passada", disse Chen Peng, analista de matérias-primas de aço da Sinosteel Futures.
"No entanto, não vimos nenhuma melhora significativa nos fundamentos (do minério de ferro)", acrescentou Chen.
Um aumento na produção de aço bruto, após a retomada da produção em algumas usinas, também deu suporte ao mercado, segundo analistas.
A produção diária de aço bruto da China foi estimada em 2,91 milhões de toneladas nos primeiros dez dias de maio, representando um aumento de 1,18% em relação ao nível dos dez dias anteriores, mostraram dados da Associação de Ferro e Aço da China.
(Reportagem de Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.