IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Wall St cai com incerteza sobre teto da dívida dos EUA

19/05/2023 18h44

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos fecharam a semana em baixa nesta sexta-feira, com ganhos iniciais se dissipando depois que as discussões sobre o teto da dívida dos Estados Unidos em Washington foram interrompidas, o que prejudicou o otimismo com a possibilidade de um acordo ser alcançado nos próximos dias para evitar um calote.

As ações subiram nas últimas duas sessões com o aumento da confiança de que um acordo para aumentar o limite de dívida de 31,4 trilhões de dólares pudesse ser alcançado nos próximos dias, com o índice de referência S&P 500. em alta superior maior de 2%.

Mas um avanço inicial nesta sexta-feira se reverteu após notícias de uma pausa nas negociações sobre o teto da dívida dos EUA enquanto o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, falava em um painel de política monetária.

O Dow Jones caiu 0,33%, para 33.426,63 pontos. O S&P 500 perdeu 0,14%, para 4.191,98 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,24%, para 12.657,90 pontos.

Na semana, o Dow Jones ganhou 0,38%, o S&P 500 subiu 1,65% e o Nasdaq avançou 3,04%. O S&P 500 e o Nasdaq registraram seus maiores ganhos percentuais semanais desde a última semana de março.

A perspectiva da taxa de juros permaneceu incerta. Powell disse que ainda não está claro se aumentos adicionais de juros são necessários, conforme o banco central avalia o impacto de altas anteriores em meio a evidências de recentes problemas no setor bancário.

As ações dos bancos regionais, que foram os primeiros do setor a sentir o impacto da política de aperto monetário do Fed, recuaram, com o índice bancário regional KBW em queda de quase 2,17% na sessão. Ainda assim, o índice subiu 6,2% na semana, interrompendo uma sequência de baixas de três semanas, já que investidores veem os problemas no setor como amplamente contidos por enquanto.