BCE ainda tem terreno a cobrir, mas aperto está funcionando, diz Lagarde
FRANKFURT (Reuters) - A inflação na zona do euro continua muito alta, então é necessário um maior aperto na política monetária do Banco Central Europeu (BCE), mesmo que haja um crescente número de evidências de que as altas de juros anteriores estão começando a fazer efeito, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta quinta-feira.
O BCE elevou os juros em um total de 375 pontos-base desde julho e basicamente prometeu outro aumento em junho, apesar de novos dados mostrando que a inflação diminuiu muito mais do que o esperado em maio, para 6,1%.
"Hoje, a inflação está muito alta e deve permanecer assim por muito tempo", disse Lagarde em um discurso.
"É por isso que subimos os juros no ritmo mais rápido de todos os tempos - e deixamos claro que ainda temos terreno a cobrir para levar os juros a níveis suficientemente restritivos", acrescentou.
Esses aumentos já estão elevando as taxas bancárias "com força" e ainda há muito aperto por vir, mas o BCE não tem certeza da força que terá a transmissão de sua política monetária, disse Lagarde.
"Portanto, precisamos continuar nosso ciclo de alta até estarmos suficientemente confiantes de que a inflação está no caminho certo para retornar à nossa meta em tempo hábil", disse ela, referindo-se à meta de inflação de médio prazo do banco de 2%.
Embora muitas autoridades já tenham colocado na mesa um aumento dos juros em julho antes mesmo da reunião de 15 de junho, alguns economistas disseram que os dados positivos sobre a inflação divulgados nesta quinta-feira podem significar o fim dos aumentos já neste mês.
Este ainda não é o cenário principal, no entanto, de acordo com os investidores, que ainda precificam mais dois aumentos de juros, e as autoridades raramente mudam suas opiniões a partir de um único dado.
"Não há evidências claras de que a inflação subjacente tenha atingido o pico", disse Lagarde. "Os mercados de trabalho na zona do euro estão apertados e os trabalhadores têm um poder de barganha considerável, que estão começando a usar para recuperar essas perdas."
(Por Balazs Koranyi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.