Opep+ inicia reuniões que podem definir novos cortes na produção, dizem fontes
Por Ahmad Ghaddar e Alex Lawler e Maha El Dahan
LONDRES (Reuters) - A Opep e seus aliados começaram dois dias de reuniões, neste sábado, que podem terminar com mais cortes de produção, de até um milhão de barris por dia, disseram fontes da Opep+ à Reuters, no momento em que o grupo encara uma queda nos preços do petróleo e um iminente excesso de oferta.
A Opep+, que agrupa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados liderados pela Rússia, bombeia cerca de 40% do óleo bruto do mundo, o que significa que as suas decisões podem ter um grande impacto no preço do petróleo.
Três fontes da Opep+ disseram à Reuters na sexta-feira que cortes estavam sendo discutidos entre outras opções para a sessão de domingo, quando os ministros da Opep+ se reunirão às 14h, horário local de Viena.
A Opep realizou uma outra reunião neste sábado, mas os ministros não fizeram comentários sobre possíveis decisões de políticas quando ela terminou.
As fontes afirmaram que os cortes podem chegar a um milhão de barris por dia, além dos dois milhões existentes no momento e um corte voluntário de 1,6 milhão de barris por dia, anunciado de maneira surpreendente em abril e que entrou em vigor em maio.
Se for aprovado, o novo corte levaria o total de redução a 4,66 milhões de barris por dia, ou cerca de 4,5% da demanda global.
(Reportagem de Ahmad Ghaddar, Alex Lawler, Maha El Dahan e Julia Payne)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.