Volvo lança SUV elétrico EX30 com foco em acessibilidade
MILÃO (Reuters) - A Volvo lançou um pequeno utilitário esportivo elétrico, EX30, nesta quarta-feira com duas opções de bateria e um preço inicial de cerca de 36 mil euros, enquanto as montadoras competem com a Tesla para tornar os veículos elétricos mais acessíveis.
O EX30, lançado em Milão, é o menor SUV da montadora sueca e segue o lançamento do modelo maior, EX90, em novembro.
O preço inicial se compara com os mais de 40 mil euros do Model 3 da Tesla, o carro mais barato do grupo norte-americano. A empresa cortou os preços várias vezes este ano para tentar incentivar a demanda à medida que a concorrência esquenta entre os fabricantes de veículos elétricos.
O presidente-executivo da Volvo Cars, Jim Rowan, disse que o grupo não precisa seguir a Tesla nos cortes de preços de veículos elétricos, pois a demanda do mercado é saudável.
A montadora, que quer metade de seu volume de vendas em veículos elétricos até meados da década e apenas elétricos até 2030, disse que o EX30 é uma de suas maiores oportunidades de negócios nos próximos anos ao ter preço próximo de modelos a combustão.
O modelo, já disponível para encomenda em alguns mercados, inclusive na Europa, é oferecido com dois tipos de bateria.
As baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) mais baratas e com menos recursos são voltadas para clientes que viajam principalmente dentro das cidades ou em distâncias mais curtas, ajudando a manter o preço inicial do carro baixo, disse a Volvo.
As baterias NMC (níquel-manganês-cobalto) mais eficientes oferecerão aos compradores do EX30 um alcance estendido de até 480 quilômetros. A Volvo não divulgou o preço das versões NMC, nem o alcance das LFP.
Os SUVs elétricos de marcas premium europeias, como BMW , Mercedes e Audi custam pelo menos 56 mil euros. O preço de entrada do EX30 é comparável ao da versão elétrica do utilitário Avenger, da Jeep.
(Por Giulio Piovaccari e Marie Mannes)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.