GPA promove sale and leaseback de 11 lojas por R$330 mi
SÃO PAULO (Reuters) - O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, firmou uma operação de sale and leaseback, isto é, um compromisso de compra e venda para subsequente locação, com 11 de suas lojas de supermercados para um fundo privado não identificado.
A transação soma 330 milhões de reais, de acordo com comunicado ao mercado divulgado nesta segunda-feira, e os contratos de locação terão prazo inicial de 15 anos, com exceção de 3 lojas que serão locadas com prazo inicial de 18 anos.
O GPA disse que a operação faz parte do plano de redução da alavancagem financeira da companhia ao longo de 2023 e 2024, que contribui para a "redução da dívida líquida e reforço da sua estrutura de capital".
A empresa registrou prejuízo líquido consolidado de 248 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, após lucro de 1,4 bilhão de reais no mesmo período em 2022. Os valores incluem as atividades de hipermercados, segmento que o GPA decidiu sair, e do Grupo Éxito, unidade da empresa em países da América do Sul que está sendo segregada.
Dentro do plano de redução da alavancagem, o GPA também pretende concluir a venda de ativos não estratégicos, implementar melhorias operacionais em direção à meta de margem Ebitda ajustada de 8% a 9% em 2024, reduzir o excesso de estoque nas lojas e vender a participação do Grupo Éxito após o processo de segregação em curso, de acordo com o documento desta segunda-feira.
(Reportagem de Patricia Vilas Boas)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.