Doações de Warren Buffett chegam a US$51 bi
Por Jonathan Stempel
(Reuters) - Warren Buffett doou mais 4,64 bilhões de dólares em ações da Berkshire Hathaway para cinco instituições de caridade, aumentando seu total de doações desde 2006 para mais de 51 bilhões de dólares.
A doação anual feita na quarta-feira é a maior de Buffett, de 92 anos, e consistiu em cerca de 13,7 milhões de ações de classe B da Berkshire.
Buffett está doando 10,45 milhões de ações para a Fundação Bill & Melinda Gates, que recebeu mais de 39 bilhões de dólares em ações da Berkshire no geral.
Ele também está doando 1,05 milhão de ações para a Fundação Susan Thompson Buffett, nomeada em homenagem à sua falecida primeira esposa, e 2,2 milhões de ações divididas igualmente entre instituições de caridade lideradas por seus filhos Howard, Susan e Peter: a Fundação Howard G. Buffett, a Fundação Sherwood e a Fundação NoVo.
Buffett está doando gradualmente quase toda a fortuna que construiu na Berkshire, a qual ele administra desde 1965.
Ele e Bill Gates também foram pioneiros na iniciativa Giving Pledge, na qual mais de 240 pessoas, como Michael Bloomberg, Larry Ellison, Carl Icahn, Elon Musk e Mark Zuckerberg, se comprometeram a doar pelo menos metade de sua riqueza à filantropia.
Buffett já doou mais da metade de suas ações da Berkshire. Ele ainda possuía mais de 112,5 bilhões de dólares, ou cerca de 15%, das ações da Berkshire após as doações de quarta-feira.
Ele transformou a Berkshire em uma empresa de cerca de 740 bilhões de dólares por meio de negócios como a ferrovia BNSF e o seguro de automóveis Geico, além de deter ações da Apple.
A Fundação Susan Thompson Buffett trabalha com saúde reprodutiva. A Fundação Howard G. Buffett se concentra em alivio à fome, mitigação de conflitos e melhora da segurança pública. A Fundação Sherwood apoia organizações sem fins lucrativos em Nebraska, nos Estados Unidos, e a Fundação NoVo possui iniciativas voltadas para meninas e mulheres.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.