Minério de ferro sobe com políticas de apoio da China e sinais de recuperação da demanda
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - O minério de ferro ampliou seu rali nesta terça-feira, com o índice de referência de Cingapura atingindo o nível mais alto em mais de três semanas, sustentado por medidas de apoio para sustentar a recuperação econômica da China e sinais de aumento da demanda chinesa.
O contrato de setembro mais ativo do ingrediente siderúrgico na Bolsa de Cingapura chegou a subir 3,4%, para 111,05 dólares a tonelada, uma máxima desde 27 de julho.
O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou a negociação do dia com alta de 4,5%, a 805,50 iuanes (110,52 dólares) por tonelada, estendendo o rali para a nona sessão consecutiva.
"A implementação de medidas de política de flexibilização fiscal e monetária macro e micro-direcionadas em nível municipal e provincial parece estar de volta à moda e ganhando força", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities.
Widnell citou um reporte dizendo que a China permitiu que 12 províncias e regiões emitissem 1,5 trilhão de iuanes em títulos especiais de financiamento, que ele disse que podem ajudar a melhorar o financiamento para projetos de construção e infraestrutura.
Os cortes nas taxas de juros pelo Banco Popular da China, juntamente com uma demanda de aço em recuperação lenta, também estimularam "choques de alta temporários", disse ele.
"A elevada produção de gusa e o baixo estoque de minério de ferro nos portos sustentam os preços resilientes das matérias-primas no curto prazo", disse a empresa de consultoria e dados da indústria Mysteel.
"Os agentes do mercado chinês esperam uma forte demanda doméstica (de aço) em setembro, que é a tradicional temporada de pico de demanda", disse a Mysteel em sua perspectiva semanal.
O minério de ferro importado estocado nos portos chineses somava 116,5 milhões de toneladas em 11 de agosto, o nível mais baixo desde o final de agosto de 2020, mostraram dados da consultoria SteelHome.
(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.