Magnata Byron Allen faz oferta de US$10 bi pela ABC, da Disney, e outras redes

(Reuters) - O empresário de mídia Byron Allen fez uma oferta de 10 bilhões de dólares para comprar a rede de televisão ABC, da Walt Disney, e ativos como os canais a cabo FX e National Geographic, disse um porta-voz de Allen nesta sexta-feira.

A Disney também manteve discussões exploratórias sobre a venda da ABC para a operadora regional de estações de TV Nexstar Media, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com o assunto na quinta-feira.

As discussões ocorrem depois que o presidente-executivo da Disney, Bob Iger, disse em julho que a empresa poderia vender alguns de seus ativos tradicionais de TV, que há anos enfrentam dificuldades devido ao aumento dos serviços de streaming.

O interesse da Nexstar é preliminar e pode não levar a qualquer acordo, disse uma fonte. Ambas as fontes solicitaram anonimato devido à confidencialidade do assunto.

Um porta-voz da Disney disse que embora a empresa esteja "aberta a considerar opções estratégicas para o seu negócio linear", ainda não tomou uma decisão sobre a venda da ABC ou de qualquer outra propriedade.

Nexstar e Disney não responderam aos pedidos de comentários. A Bloomberg News noticiou primeiro as negociações entre Nexstar-Disney e a oferta de Allen pela ABC.

A ABC compreende uma rede nacional de TV e oito estações regionais. Ela tem acordos de afiliação com cerca de 240 estações de televisão locais, atingindo quase todos os lares com televisão nos EUA.

O então presidente-executivo da Disney, Michael Eisner, concordou em comprar a Capital Cities/ABC por 19 bilhões de dólares em 1995.

A Nexstar possui 200 estações próprias ou parceiras em 116 mercados, alcançando mais de dois terços da população dos EUA, bem como redes de TV nacionais como CW e NewsNation. A empresa tem um valor de mercado de 5,25 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade

(Reportagem de Dawn Chmielewski em Los Angeles; reportagem adicional de Akash Sriram, Dimpal Gulwani e Kanjyik Ghosh em Bengaluru)

Deixe seu comentário

Só para assinantes