Wall Street termina em alta com investidores digerindo dados econômicos

Por Lewis Krauskopf e Ankika Biswas e Shashwat Chauhan

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street fecharam em alta nesta quinta-feira, com investidores avaliando o mais recente lote de dados econômicos conforme uma alta recente dos rendimentos dos títulos do governo dos EUA dava uma pausa antes de um relatório importante sobre a inflação.

Os investidores também estavam observando os acontecimentos em Washington para ver se os parlamentares conseguirão evitar uma paralisação das atividades do governo.

O recente movimento dos rendimentos dos Treasuries para os maiores níveis em 16 anos tem pairado sobre o mercado de ações, que recuou depois que o Federal Reserve, na semana passada, sinalizou uma postura de longo prazo para a política monetária mais dura com a inflação.

O rendimento de referência do Tesouro de 10 anos, que se manteve em torno de 4,6%, trouxe "alívio", disse Matt Stucky, gerente sênior de portfólio da Northwestern Mutual Wealth Management Co.

"Os mercados em geral, nos últimos dias, têm estado muito, muito agitados", disse Stucky.

"É de se esperar um pouco de recuperação na contramão da tendência após três ou quatro dias bastante negativos."

O Dow Jones subiu 0,35%, para 33.666,34 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 0,59%, para 4.299,70 pontos. O Nasdaq Composite teve alta de 0,83%, para 13.201,28 pontos.

Entre os setores do S&P 500, o grupo de serviços de comunicação ganhou 1,2%, enquanto o setor de materiais subiu 1%. O setor de serviços públicos, sensível a taxas, afundou 2,2%, estendendo sua recente queda.

Continua após a publicidade

O S&P 500 recuou mais de 6% desde o final de julho, mas permanece em alta de cerca de 12% no acumulado de 2023.

Dados mostraram que a economia dos EUA manteve um ritmo de crescimento bastante sólido no segundo trimestre.

Leituras separadas mostraram que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram ligeiramente na semana passada e uma queda maior do que a esperada nos contratos de compra de casas existentes em agosto.

Os investidores estavam aguardando o índice de preços de despesas de consumo pessoal de sexta-feira para obter a visão mais recente sobre a inflação.

Em Washington, o Senado dos EUA, liderado pelos democratas, avançou com um projeto de lei bipartidário de financiamento temporário com o objetivo de evitar a quarta paralisação parcial do governo em uma década.

Deixe seu comentário

Só para assinantes