Bolsas dos EUA sobem com aposta de pico em juros dos EUA e resultados fortes

Por Sinéad Carew e Amruta Khandekar

(Reuters) - Os três principais índices acionários de Wall Street fecharam em alta acentuada nesta quinta-feira,  diante da esperança de investidores de que o Federal Reserve tenha chegado ao fim do ciclo de aperto monetário, enquanto uma série de previsões trimestrais de empresas contribuiu para o clima de valorização.

O Fed manteve o juro dos Estados Unidos estável na quarta-feira, conforme esperado, e, embora o presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, tenha deixado a porta aberta para novos aumentos da taxa, ele também reconheceu o impacto de um recente aumento nos rendimentos dos títulos sobre a economia.

Os comentários, vistos como indícios de que o banco central não pretende mais aumentar o juro, fizeram com que os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA com prazos mais longos caíssem, o que deu suporte às ações nesta quinta-feira.

"Os comentários de Powell na coletiva de imprensa de ontem foram o que todos queriam ouvir", disse Justin Burgin, vice-presidente de pesquisa de ações da Ameriprise Financial.

Burgin também apontou para resultados trimestrais de empresas que vieram melhores do que o esperado. Embora a orientação para o trimestre atual tenha sido mais fraca do que o esperado anteriormente, Burgin disse que os analistas ainda estão prevendo crescimento.

De acordo com os dados mais recentes da LSEG, Wall Street agora está prevendo um crescimento de 7,2% nos lucros de empresas no quarto trimestre, abaixo dos 11% previstos em 1º de outubro, antes do início da temporada de balanços. E para o terceiro trimestre, 80,9% das empresas que apresentaram seus números até agora superaram as expectativas dos analistas, enquanto 14,9% não atenderam às previsões.

O S&P 500  subiu 1,89%, a 4.317,77 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançou 1,79%, a 13.294,87. O Dow Jones Industrial Average teve ganho de 1,70%, para 33.840,62 pontos.

Após a queda das ações em outubro, "o cenário estava bem preparado para uma pequena recuperação", disse Emily Leveille, gerente de portfólio da Thornburg Investment Management em Santa Fé, Novo México.

Continua após a publicidade

As apostas dos traders de que o Fed manterá as taxas estáveis em dezembro subiram para cerca de 83%, de 79,5% no dia anterior, de acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group.

Entre as ações individuais, a Starbucks subiu acentuadamente depois que os resultados do quarto trimestre fiscal superaram as estimativas do mercado. Além disso, as ações da Qualcomm avançaram depois que a projetista de chips previu vendas e lucros para o primeiro trimestre acima das estimativas.

Dados divulgados no início do dia mostraram que o número de americanos que apresentaram novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou moderadamente na semana passada.

O principal lançamento de dados econômicos desta semana será o relatório da folha de pagamento não agrícola de outubro, previsto para sexta-feira.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes