Ações europeias encerram semana em alta com impulso dos setores de mídia e varejo

Por Ankika Biswas e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - O índice acionário de referência da Europa subiu nesta sexta-feira e fechou em alta pela segunda semana consecutiva, com investidores avaliando dados da Alemanha em busca de pistas sobre as perspectivas econômicas do país.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,33%, a 459,98 pontos, e encerrou a semana com um ganho de 0,9%, com os investidores concentrados nos balanços corporativos e na perspectiva de cortes nos juros.

Os rendimentos dos títulos dos governos da zona do euro devem fechar a semana em alta, com os investidores avaliando temores de recessão e comentários de autoridades do Banco Central Europeu, que rechaçaram expectativas do mercado de cortes nos juros em 2024.

"É compreensível que os banqueiros centrais estejam se comunicando de forma muito cautelosa... se eles comunicarem que os cortes nas taxas estão definitivamente chegando, então eles criarão o problema que estão tentando resolver", disse Giles Coghlan, analista chefe de mercado da corretora GCFX.

Na semana, as ações do setor imobiliário foram as mais pressionadas, enquanto as de mídia e de varejo tiveram o melhor desempenho.

O setor químico liderou os ganhos desta sexta-feira, com uma alta de 0,9%, depois que a alemã BASF subiu 1,8% após a Bloomberg News informar que a Abu Dhabi National Oil Co está explorando uma possível aquisição de sua unidade Wintershall Dea.

Separadamente, dados mostraram que a economia da Alemanha encolheu ligeiramente no terceiro trimestre, o que confirmou uma estimativa inicial de contração de 0,1%. A confiança das empresas alemãs melhorou menos do que o esperado em novembro.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,06%, a 7.488,20 pontos.

Continua após a publicidade

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,22%, a 16.029,49 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,20%, a 7.292,80 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,67%, a 29.432,30 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,34%, a 9.939,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,34%, a 6.334,58 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes