Klabin espera até R$3 bi em resultado adicional com capacidade adicional já instalada

SÃO PAULO (Reuters) - A Klabin poderá conseguir um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) adicional de até 3 bilhões de reais até 2027 diante da utilização da capacidade adicional de produção que a companhia instalou em seu parque fabril no país nos últimos anos.

"Por conta desse volume adicional de 600 mil toneladas, podemos ter até 3 bilhões de reais de incremento de Ebitda, a depender da situação macro", disse o presidente da Klabin, Cristiano Teixeira, durante apresentação a analistas e investidores nesta quinta-feira.

O executivo se referiu às expansões de capacidade de produção da Klabin no Paraná, por meio das duas máquinas de papel instaladas no Estado nos últimos anos, e também ao chamado Projeto Figueira, uma fábrica de papelão ondulado em Piracicaba (SP), que deve ter início de produção a partir do segundo trimestre de 2024.

Para suportar o crescimento da capacidade de produção, a Klabin tem investido em florestas de eucalipto e pinus e tem confiança de alcançar autossuficiência no fornecimento de madeira para suas fábricas até 2029, disse o diretor financeiro da Klabin, Marcos Ivo.

E a autossuficiência virá com investimentos anuais de cerca de 1 bilhão de reais em compra de madeira em pé até 2028, disse o executivo.

"Temos absoluta segurança. Já plantamos o eucaplipto que começa a ser colhido de 2025 a 2029... O número (investimento) é suficiente e assegura a gente trocar madeira de terceiros por madeira própria", disse o executivo.

Ele explicou que a substituição permitirá à Klabin conseguir reduções de custos, uma vez que a madeira de terceiros costuma ser mais cara diante de itens que incluem o transporte até as fábricas.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes