Justiça americana mantém ação contra Abott por propaganda enganosa do suplemento infantil Pediasure
Por Jonathan Stempel
NOVA YORK (Reuters) - Um juiz rejeitou a tentativa do Laboratório Abbott de rejeitar a ação judicial de uma avó da cidade de Nova York, alegando que a empresa enganou os consumidores, fazendo-os acreditar que suas bebidas nutricionais PediaSure Grow & Gain eram "clinicamente comprovadas" por ajudarem as crianças a crescerem mais.
O juiz distrital Paul Engelmayer, de Manhattan, disse na sexta-feira que a queixa de Joanne Noriega apresentava "razões fortes e baseadas em evidências" para duvidar da alegação da Abbott de que os estudos clínicos apoiavam suas alegações de marketing.
Noriega citou três estudos financiados pela própria Abbott que não encontraram nenhuma conexão entre o PediaSure e o crescimento em altura.
"A existência de estudos que contradizem a alegação do rótulo reforça a plausibilidade da alegação da reclamação de que o rótulo enganaria um consumidor razoável", escreveu Engelmayer.
"Este caso não tem mérito", disse a Abbott em um comunicado no sábado, acrescentando que o PediaSure é uma solução nutricional cientificamente projetada para crianças para ajudar a apoiar o crescimento e o desenvolvimento.
Noriega, do Bronx, Nova York, disse que comprou as bebidas PediaSure Grow & Gain de baunilha e morango para seu neto de oito anos, que era "baixo para a idade", acreditando que elas o ajudariam a ficar mais alto. Ela disse que, depois de um ano tomando duas bebidas PediaSure por dia, seu neto ainda era baixo, mas tinha ficado "tão acima do peso" que ela parou de comprar as bebidas.
James Denlea, advogado de Noriega, disse em uma entrevista que estava satisfeito com a decisão, que permite que seu cliente reúna mais provas por meio do processo de descoberta.
A Abbott teve acesso a estudos que "desmentiram completamente qualquer noção de que seu milkshake poderia ajudar as crianças a crescer", disse Denlea. "O marketing era enganoso, e a Abbott sabia que era esse o caso."
A ação judicial busca indenização não especificada para os nova-iorquinos que foram enganados e compraram ou pagaram a mais pelo PediaSure.
A Abbott afirmou que o PediaSure é destinado a crianças de 2 a 13 anos e as ajuda a "sair dos percentis de peso por altura de risco (percentis 5 a 25)" em oito semanas.
O PediaSure faz parte do segmento nutricional pediátrico da empresa de Abbott Park, Illinois, que também inclui o Pedialyte e o Similac.
(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York, reportagem adicional de Surbhi Misra em Bengaluru; edição de Will Dunham e Franklin Paul)
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