BCE discutirá nova estratégia e política verde em retiro na Irlanda
Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa
FRANKFURT (Reuters) - As autoridades do Banco Central Europeu discutirão a política monetária verde e sua próxima revisão de estratégia em um retiro na Irlanda no próximo mês, onde também prepararão o terreno para um provável corte na taxa de juros em junho, disseram duas fontes à Reuters.
O BCE está se aproximando do fim de uma luta de dois anos contra a inflação alta, com o debate interno agora focado na trajetória para os custos dos empréstimos além de uma redução bem telegrafada dos juros em 6 de junho.
As autoridades devem lançar algumas das bases para sua decisão de junho quando se reunirem no Mount Juliet Estate, em Kilkenny, Irlanda, nos dias 21 e 22 de maio, disseram as fontes.
Mas elas também abordarão algumas questões de longo prazo. Uma delas é a próxima revisão da estratégia de política monetária do banco central, programada para o próximo ano.
Nas revisões anteriores, a última das quais foi concluída em 2021 após um atraso devido à pandemia, as autoridades ajustaram a meta de inflação do BCE.
Mas as fontes alertaram que as autoridades vão simplesmente fazer um "brainstorming" nesta fase, o que significa que ainda não haverá propostas específicas.
Um porta-voz do BCE não quis comentar.
O outro tópico a ser discutido em Kilkenny é como o BCE deve levar em conta as considerações climáticas ao definir suas políticas.
Esse é um debate de longa data que gira em torno da escolha de títulos de empresas menos poluentes e da concessão de incentivos aos bancos para que façam o mesmo quando concederem empréstimos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.