"Em algum momento", será hora de cortar os juros, diz diretora do Fed

Por Michael S. Derby

NOVA YORK (Reuters) - A diretora do Federal Reserve Lisa Cook disse nesta terça-feira que o banco central dos Estados Unidos está no caminho certo para um corte na taxa de juros se o desempenho da economia norte-americana atender às suas expectativas, mas ela não quis dizer quando o Fed poderá agir.

"Nossa política monetária atual está bem posicionada para responder, conforme necessário, a quaisquer mudanças nas perspectivas econômicas", disse Cook em uma reunião do Clube Econômico de Nova York.

"Com o progresso significativo da inflação e o arrefecimento gradual do mercado de trabalho, em algum momento será apropriado reduzir o nível de restrição da política monetária para manter um equilíbrio saudável na economia", disse.

Ela acrescentou que "o momento de tal ajuste dependerá da evolução dos dados econômicos e de o que eles implicam para a perspectiva econômica e o equilíbrio dos riscos". Cook considerou a atual configuração da política monetária "restritiva".

Neste mês, autoridades do Fed mantiveram a taxa básica de juros inalterada, em 5,25% a 5,5%, e reduziram as previsões de cortes nos custos de empréstimos para este ano, de três após a reunião de março para um.

Em seus comentários, Cook disse que "ao longo do ano passado, a inflação desacelerou e o aperto no mercado de trabalho diminuiu, de modo que os riscos para atingir nossas metas de inflação e emprego se moveram em direção a um melhor equilíbrio". Ela disse esperar que a tendência de enfraquecimento das pressões sobre os preços volte a se manifestar antes que a inflação diminua de forma mais robusta no próximo ano.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.