Presidente do Fed de Minneapolis diz que corte nos juros em dezembro parece "razoável"

(Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, disse nesta segunda-feira que está aberto a cortar novamente a taxa de juros no próximo mês.

"Ainda é uma consideração razoável", disse Kashkari, considerado um membro "hawkish" (agressivo contra a inflação) do Fed, em uma entrevista à Bloomberg TV. "Neste momento, sabendo o que sei hoje, ainda estou considerando um corte de 25 pontos-base em dezembro - é um debate razoável para nós."

O Fed começou a cortar os juros em setembro, depois de ganhar confiança de que a inflação continuaria desacelerando e em resposta às preocupações de que os altos custos dos empréstimos estavam desacelerando o mercado de trabalho muito rapidamente.

Desde então, o ritmo de progresso da inflação em direção à meta de 2% do Fed parece ter desacelerado. Depois de reduzir os juros novamente no início deste mês, as autoridades têm se mostrado abertamente incertas sobre o quanto deveriam reduzir a taxa, atualmente na faixa de 4,75% a 5,00%.

Kashkari disse à Bloomberg que está tentando entender quanta pressão de baixa os custos dos empréstimos estão exercendo sobre a economia e para onde a inflação está indo.

"Tenho alguma confiança de que a tendência é de queda suave e, no momento, o mercado de trabalho continua forte", disse Kashkari.

Os membros do Fed receberão um novo relatório sobre seu indicador de inflação preferido -- o índice PCE -- na quarta-feira, além de uma leitura mensal do mercado de trabalho e um relatório sobre os preços ao consumidor antes de sua próxima reunião, em 17 e 18 de dezembro.

(Por Ann Saphir e Rhea Rose Abraham em Bengaluru)