Confiança do consumidor da Alemanha inicia ano em queda, mostra pesquisa da GfK
Por Miranda Murray
BERLIM (Reuters) - A confiança do consumidor da Alemanha deve cair para fevereiro devido ao crescente pessimismo entre as famílias sobre a economia e suas perspectivas de renda, sem nenhuma recuperação sustentável à vista, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.
O índice de confiança do consumidor, publicado pela GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg (NIM), caiu inesperadamente para -22,4 pontos, de um valor ligeiramente revisado de -21,4 pontos em janeiro.
Analistas consultados pela Reuters esperavam uma leitura de -20,0.
"O clima para o consumo sofreu outro revés e começa sombrio no ano novo", disse o analista do NIM Rolf Buerkl.
"Uma recuperação sustentável na confiança do consumidor não está à vista no momento, especialmente porque a taxa de inflação também aumentou novamente."
A maior economia da Europa contraiu pelo segundo ano consecutivo em 2024, consolidando o lugar da Alemanha como retardatária entre seus grandes pares da zona do euro, e também encolheu no último trimestre do ano passado, sugerindo poucos sinais de uma recuperação iminente.
A inflação mais alta no final de 2024 também teve um efeito amortecedor sobre os gastos dos consumidores e as perspectivas de renda, que também foram prejudicadas pelas preocupações com o emprego das famílias em meio a notícias de fechamento de fábricas e realocação de produção em empresas de grande porte.
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