IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Mantega confirma fim do IPI menor para automóveis

17/12/2013 19h21

De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis voltará invariavelmente a subir em janeiro de 2014.

"Posso antecipar que não haverá volta atrás na questão do IPI, ele vai subir mesmo", disse o ministro, em entrevista após reunião com a Anfavea e o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.

Sobre os itens de segurança que deverão constar em todos os veículos vendidos, como freios ABS e airbag duplo frontal, Mantega disse que não haverá mudança no cronograma: a partir de 2014, 100% do carros precisarão sair das linhas de produção com esses itens de segurança.

Segundo Mantega, uma nova reunião com a Anfavea está agendada para a segunda-feira, quando serão tomadas outras decisões envolvendo esses e outros temas.

Mantega disse que a indústria se comprometeu a absorver os empregos que podem ser perdidos com o eventual fechamento de linhas de fabricação de automóveis. Outra preocupação citada pelo ministro é com a indústria de autopeças, que também pode ser prejudicada.

Para esse setor, disse o ministro, a rastreabilidade das peças que têm exigência de conteúdo nacional dentro do Inovar-Auto poderá ajudar a manter ou aumentar a produção do setor.

"Mas tudo isso está sendo estudado em um conjunto de soluções será apresentado na segunda-feira", disse.

Mantega também falou que está sendo negociada uma solução diferente para a Kombi, modelo que não tem como agregar os novos itens de segurança. Mas isso também será definido na segunda-feira.