Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Produção das montadoras em 2015 cai ao pior nível em nove anos

07/01/2016 15h00


(Atualizada às 12h25) As montadoras terminaram 2015 com a menor produção em nove anos e uma queda de 22,8% em relação ao volume de veículos fabricados no ano retrasado, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Entre carros de passeio, utilitários leves, como picapes, caminhões e ônibus, 2,43 milhões de unidades foram montadas no último ano, o que significa um retrocesso da atividade das fábricas para perto do patamar de 2006, quando a produção foi um pouco menor: 2,4 milhões de unidades.

Durante grande parte de 2015, as montadoras pararam as linhas de produção na tentativa de adequar o ritmo a um mercado interno que caiu ao menor volume em oito anos, bem como diminuir, até agora sem grande sucesso, o excesso de veículos encalhados nos pátios das fábricas e das concessionárias.

Esse esforço prosseguiu em dezembro, mês em que a maioria das empresas concedeu recesso de fim de ano acima do normal - em muitos casos, se estendendo em janeiro -, fazendo com que a produção encolhesse 30% frente a igual período de 2014. Foi o mês de atividade mais fraca em sete anos.

Em janeiro, o ritmo tende a seguir reduzido, não apenas por conta da continuidade das férias coletivas em diversas fábricas durante a primeira quinzena, mas também porque montadoras como a General Motors (GM) mantêm operários afastados em esquema de "layoff" (suspensão de contratos), ao passo que outras - casos de Volkswagen, Ford, MAN e Mercedes-Benz - reduzem as jornadas de trabalho em 20% mediante acordos de adesão ao programa de proteção ao emprego, o PPE.

Só nas montadoras de carros de passeio e utilitários leves, 2,33 milhões de unidades saíram das linhas de montagem no ano passado, 21,5% abaixo do volume de 2014.

Já na indústria de caminhões, o corte foi ainda mais expressivo, com queda de 47,1% ante o ano retrasado e 74,1 mil veículos fabricados. As fábricas de ônibus, por sua vez, reduziram a produção em 34,7%, para 21,5 mil unidades.

Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, caiu 10,2% em 2015, encerrando dezembro com 129,8 mil pessoas empregadas.

Estoques

Com os cortes de produção, o estoque de veículos no país teve queda expressiva em dezembro de 2015, chegando a 271 mil unidades. O volume é suficiente para 36 dias de vendas.

Em novembro, o número de veículos encalhados somava 322,2 mil unidades, com um giro de 42 dias, segundo a Anfavea. O quadro mostra que o setor consegue se aproximar do objetivo de normalizar os estoques para um giro mais próximo de 30 dias.