Vendas reais de material de construção caem 12,6% em 2015, diz Abramat
O faturamento real (descontada a inflação) das vendas de materiais de construção caiu 12,6% no ano passado em relação a 2014, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Para este ano, a expectativa é de queda real de 4,5%.
A última estimativa da entidade para 2015 era que haveria encolhimento de 11% a 12%, para patamar semelhante ao de 2007.
A retração nas vendas para o varejo resultou da piora dos indicadores de renda, emprego e crédito.Em nota, o presidente da Abramat, Walter Cover, afirmou que o mercado do varejo de materiais caiu 8%, enquanto o das construtoras teve queda de 15%.
Já a queda na demanda por parte das construtoras é decorrente da redução da venda de imóveis, da postergação de projetos, dos desdobramentos da Lava-Jato e da redução de recursos para o Minha Casa, Minha Vida, segundo a entidade.
No mês de dezembro, a queda da venda de materiais foi de 16% ante o mesmo mês do ano anterior e de 13,7% na comparação com novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.