BP e Rosneft assinam acordo para dissolver joint venture na Alemanha
A petrolífera britânica BP assinou um acordo com a russa Rosneft para dissolver a Ruhr Oel GmbH (ROG), joint venture firmada entre as duas companhias na Alemanha, no contexto da conclusão de uma reestruturação já anunciada. O acordo foi aprovado pelo conselho de administração da Rosneft em reunião em 31 de dezembro de 2015 e pelo colegiado da BP ontem, quinta-feira.
Segundo comunicado da Rosneft, quando a reestruturação for concluída, o que é esperado ainda para este ano, a companhia vai se tornar uma acionista direta, com aumento da sua participação de 12,5% para 25% na refinaria Bayernoil, de 12% para 24% na refinaria MiRO e de 35,42% para 54,17% na refinaria PCK. Em troca, a BP vai consolidar 100% do capital da refinaria Gelsenkirchen e da fábrica de produção de solventes DHC Solvent Chemie.
Em dezembro do ano passado, a Rosneft recebeu a aprovação do negócio com a BP pelos órgãos antitruste da Alemanha. A aprovação da Comissão Europeia é esperada para o primeiro trimestre deste ano.
Ainda de acordo com o comunicado, a reestruturação da joint venture alemã vai permitir às duas gigantes do setor de petróleo concentrar o foco em suas respectivas estratégias de refino e no segmento petroquímico na Alemanha.
Para a Rosneft, o acordo demonstra a mudança para um "nível fundamentalmente novo" de operações na Europa Ocidental e confirma o compromisso da companhia com a criação de valor adicional para seus acionistas.
Já para a BP, a propriedade exclusiva da refinaria Gelsenkirchen vai direcionar a empresa a uma "maior simplificação e eficiência" de operações. "As partes reafirmam que vão proporcionar o máximo de apoio conjunto durante o processo de reestruturação", diz o documento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.