Varejo de SP fechou mais de 55 mil empregos em 12 meses até novembro
O número de empregados no comércio varejista do Estado de São Paulo caiu 2,5% em 12 meses até novembro, o que significa 55,6 mil trabalhadores a menos, de acordo com dados da FecomercioSP, entidade que representa o setor. O cálculo foi feito com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
É a primeira vez desde 2008 que o saldo de trabalhadores no acumulado dos últimos 12 meses até novembro fica negativo, disse a entidade em nota.
Tomando-se apenas novembro, o varejo teve um saldo positivo de 13.682 novas vagas, consequência de 86.113 admissões contra 72.431 desligamentos, o que resultou em um estoque total de 2,14 milhões de trabalhadores.
Apesar do dado positivo em novembro - mês que concentra a geração de empregos temporários para o Natal -, esse foi o pior desempenho para o período desde 2007. No ano, o saldo é negativo em 48,2 mil vagas (-2,2%).
Das nove atividades analisadas, sete registraram redução do estoque de empregados em novembro, se comparado com o mesmo período de 2014. Destaques para os setores de concessionárias de veículos (-7,8%) e de lojas de vestuário, tecido e calçados (-6,7%).
Por outro lado, apenas os segmentos de farmácias e perfumarias (2,5%) e supermercados (0,9%) registraram aumento da ocupação formal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.