IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Barbosa promete a governadores retomada de empréstimos a Estados

01/02/2016 23h06


Em um encontro que durou cerca de uma hora, os governadores conseguiram do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o compromisso de retomada dos empréstimos aos entes públicos e apresentação de um estudo sobre impacto de renegociação e alongamento da dívida.

Segundo o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), o limite global de empréstimos tanto interno quanto externo deve ser apresentado por Barbosa até o fim desta semana. Já a apresentação do estudo sobre renegociação de dívidas estaduais e alogamento do prazo deve ficar para depois do carnaval.

"Em relação à retomada das operações de crédito, o ministro disse que até o fim da semana deve definir o montante de recursos globais, tanto para financiamento interno quanto para externo", disse Rollemberg, ao deixar o Ministério da Fazenda. "Há um compromisso de retomar as operações de crédito e até o fim da semana deve definir o montante global", acrescentou.

Já o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que o ministro compreende que há necessidade de medidas emergenciais. "Ele compreende a situação dos Estados. Se a gente repetir em 2016 o crescimento negativo da economia de 2015, não escapa nenhum Estado, todos vão ter desequilíbrio", frisou Dias. "Queremos contribuir pra crescimento", complementou.