Obama visitará Cuba no próximo mês, dizem fontes
(Atualizada às 7h31) O presidente Barack Obama vai visitar Cuba em março, segundo fontes próximas à Casa Branca confirmaram na noite de ontem, quarta-feira.
A viagem deve ser anunciada nesta quinta-feira. Segundo as fontes, a passagem de Obama por Cuba deve ser curta, mas histórica: faz 88 anos que um presidente americano em exercício não visita a ilha. O último, e único, foi Calvin Coolige, em 1928.
A passagem do presidente Obama por Cuba ocorre 15 meses após os países terem anunciado o reatamento das relações diplomáticas depois de mais de 50 anos de hostilidades.
A reaproximação entre os países começou em abril de 2015, quando Obama e o presidente em exercício de Cuba, Raúl Castro, apertaram as mãos em um encontro da Cúpula das Américas realizado no Panamá. O papa Francisco trabalhou nos bastidores por essa reaproximação.
Em agosto, a embaixada americana na ilha foi reaberta, com direito a hasteamento da bandeira dos Estados Unidos. Desde lá, autoridades americanas como o secretário de Estado, John Kerry, foram a Cuba para dar sequência ao processo que deve atingir seu ponto alto com a visita de Obama.
Falta ainda, porém, o Congresso americana levantar o embargo contra Cuba, que já dura meio século, e que é necessário para permitir amplo comércio entre os países e outras possibilidades como a ida de americanos para a ilha com a finalidade de turismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.