IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obama visitará Cuba no próximo mês, dizem fontes

18/02/2016 09h40


(Atualizada às 7h31) O presidente Barack Obama vai visitar Cuba em março, segundo fontes próximas à Casa Branca confirmaram na noite de ontem, quarta-feira.

A viagem deve ser anunciada nesta quinta-feira. Segundo as fontes, a passagem de Obama por Cuba deve ser curta, mas histórica: faz 88 anos que um presidente americano em exercício não visita a ilha. O último, e único, foi Calvin Coolige, em 1928.

A passagem do presidente Obama por Cuba ocorre 15 meses após os países terem anunciado o reatamento das relações diplomáticas depois de mais de 50 anos de hostilidades.

A reaproximação entre os países começou em abril de 2015, quando Obama e o presidente em exercício de Cuba, Raúl Castro, apertaram as mãos em um encontro da Cúpula das Américas realizado no Panamá. O papa Francisco trabalhou nos bastidores por essa reaproximação.

Em agosto, a embaixada americana na ilha foi reaberta, com direito a hasteamento da bandeira dos Estados Unidos. Desde lá, autoridades americanas como o secretário de Estado, John Kerry, foram a Cuba para dar sequência ao processo que deve atingir seu ponto alto com a visita de Obama.

Falta ainda, porém, o Congresso americana levantar o embargo contra Cuba, que já dura meio século, e que é necessário para permitir amplo comércio entre os países e outras possibilidades como a ida de americanos para a ilha com a finalidade de turismo.