IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mais de um quarto dos consumidores tem financiamento

14/06/2016 09h26

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nos 26 Estados e no Distrito Federal revela que 27,6% dos consumidores brasileiros possuem atualmente algum tipo de financiamento e, destes, 7,5% estão com parcelas atrasadas.

A principal finalidade para a contratação desse tipo de crédito é a aquisição da casa própria (41,1%) e a compra de um automóvel (36,5%). Outros motivos ainda mencionados são a compra de motocicletas (8,3%), a reforma da casa (7,4%) e a compra de móveis (5,8%).

De acordo com o levantamento, sete em cada dez (71%) consumidores que têm financiamento atualmente recorreram a ele para realizar um sonho de consumo, mas quase a metade (45,6%) não sabe ao certo o número de parcelas que terá de pagar até terminar de quitar a dívida.

Outra constatação da pesquisa é que dois em cada dez (19,1%) entrevistados que têm esse serviço financeiro admitiram não ter analisado as tarifas e juros cobrados. De acordo com o levantamento, 17% dos consumidores que estão pagando um financiamento já tiveram o nome incluído em instituições de proteção ao crédito em razão de atrasos das prestações, sendo que 7,5% ainda se encontram nesta situação.

As instituições consideradas mais confiáveis para contratar um financiamento são os bancos (69,1%) - bem à frente das financeiras (7,9%) -, mas 54,3% dos entrevistados consideram altos ou abusivos os juros cobrados nesse tipo de operação.

A pesquisa foi encomendada para traçar os hábitos e os comportamentos mais comuns do brasileiro na hora de contratar um empréstimo. Foram ouvidos 674 consumidores de ambos os gêneros, nas capitais e no interior das 27 unidades da federação. A margem de erro é de no máximo 3,8 pontos percentuais.