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Supermercados paulistas têm queda real de 3,7% nas vendas em abril

16/06/2016 15h16

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/Fipe) em abril teve queda real (descontada a inflação) de 3,69% em relação ao mesmo período de 2015, segundo informou nesta quinta-feira a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Em comparação com março, quando ocorreu a Páscoa neste ano, a redução foi de 3,41%.

Para o conceito de mesmas lojas (pontos em operação há mais de 12 meses) houve redução de 1,39%, de janeiro a abril de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Para este mesmo conceito, em abril houve queda de 3,84% nas vendas comparadas com o mesmo período de 2015 e, em comparação com março de 2016, houve retração de 3,91%.

Segundo material publicado pela associação, as vendas em 2016 continuam a apresentar desaceleração expressiva quando comparadas a 2015, mas a Apas acredita que o ritmo desse movimento fique mais lento ao longo dos próximos meses. "O motivo [da atual desaceleração] é a inflação mais elevada e persistente que afetou o poder aquisitivo da população e reduziu o volume de compra das famílias nos supermercados", apontou o material.

Segundo a associação, o setor supermercadista, "mesmo diante de um cenário macroeconômico instável", continua apresentando um desempenho mais favorável quando comparado a outras atividades econômicas. "Em análise dos resultados ao longo dos últimos anos, o setor supermercadista foi o último a ser impacto pela instabilidade que afeta a economia brasileira. E o setor deve ser o primeiro a ser beneficiado em caso de melhora na confiança e no ambiente de negócios", escreveu em nota o gerente de economia e pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano.

Já o faturamento nominal dos supermercados apresentou alta de 10,73% de janeiro a abril em relação a 2015. Em abril, a expansão foi de 9,52% em relação ao mesmo período de 2015 e queda de 2,65% em relação a março.