IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fazenda: Brasil está preparado para atravessar instabilidade externa

24/06/2016 16h51

O Ministério da Fazenda afirmou, em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, que o Brasil "está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa". O comunicado à imprensa faz referência à decisão do Reino Unidos de deixar a União Europeia, movimento que foi apelidado de "Brexit". "A situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são robustos", destaca o texto.

De acordo com a Fazenda, "o país tem expressivo volume de reservas internacionais e o ingresso de investimento direto estrangeiro tem sido suficiente para financiar as transações correntes". Além disso, "as condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros em função de eventos externos".

A nota também apontou que o Tesouro conta com "amplo colchão de liquidez" e lembrou que a "dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais". Outro ponto mencionado são as ações do governo para limitar os gastos, o que o Ministério da Fazenda classificou de "medidas fiscais estruturantes de longo prazo". Para a pasta, esse movimento já se refletiu na "recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do país".