IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estácio só vai definir fusão após reunião do conselho dia 8

01/07/2016 15h05

No próximo dia 8, dentro de uma semana, os conselheiros da Estácio vão analisar as propostas de fusão da Kroton e Ser Educacional, além de uma possível aquisição do controle pelo atual presidente da Estácio, Chaim Zaher, que já detém 14,13% da companhia carioca.

Hoje, os conselheiros da Estácio aceitaram analisar a nova proposta de fusão da Kroton que elevou sua oferta de 1,25 para 1,28 ação de sua emissão para cada da Estácio, além de um pagamento de dividendos de R$ 170 milhões.

Após essa etapa, os acionistas da Estácio, que tem capital pulverizado na bolsa, vão definir sobre a fusão. A expectativa é que os acionistas votem a favor da associação, uma vez que boa parte desses investidores também têm papéis da Kroton.

O fato de a Estácio ter aceito analisar a oferta da Kroton não significa que a fusão esteja fechada, mas é um ponto positivo porque se evita uma oferta hostil. As negociações para se chegar até esse ponto foram duras. A Kroton cedeu na última hora e elevou sua oferta, mas no fim das contas mexeu muito pouco na participação que cada uma das empresas terá na companhia combinada e o mais importante é que daqui em diante a negociação tende a ser amigável.

Esse é um ponto relevante em uma operação que ainda depende de aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e cuja aprovação pode levar até um ano.

Nesse período, torna-se importante que os dois lados colaborem com, por exemplo, informações a serem remetidas à autarquia no período de transição.