IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Começa sessão da CCJ que pode votar recurso de Cunha

14/07/2016 09h46

Começou na manhã desta quinta-feira a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que vai analisar o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra sua cassação.

Acompanhe a sessão.


McCTtBJVKsU [valor_admin_ui:youtube|video=McCTtBJVKsU|width=560|height=315]


Os adversários de Cunha aplaudiram quando houve quórum para o início da sessão - a proximidade do recesso parlamentar e a eleição do presidente da Câmara ontem, que se estendeu pelo início da madrugada desta quinta-feira, poderiam reduzir as presenças.

A sessão de hoje reviverá todas as dificuldades e obstruções já impostas pelos aliados de Cunha nos dias anteriores. Requerimentos de adiamento serão reapresentados e o próprio Cunha já pediu a verificação do quórum.

Ontem, aliados do deputado afastado conseguiram adiar novamente a votação. A estratégia é ganhar tempo para trabalhar por ausências.

Depois de cerca de sete horas de sessão ontem, o presidente da presidente da CCJ, Osmar Serraglio (PMDB-PR), encerrou os trabalhos antes de que o recurso de Cunha fosse votado. O parecer do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF) recomenda a realização de uma nova votação no Conselho de Ética para analisar o processo de perda de mandato.

Apesar da vitória, as sucessivas derrotas da "tropa de choque" de Cunha na CCJ ontem e na terça-feira mostram que o pemedebista ainda não tem o número necessário para fazer com que seu processo retorne ao Conselho de Ética.