IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em leve baixa com fluxo e cautela do mercado

22/08/2016 17h51

O dólar não sustentou a alta do começo do dia e fechou em leve baixa ante o real nesta segunda-feira. Segundo operadores, um fluxo cambial positivo e o efeito da redução das ofertas em leilões de swap cambial reverso fizeram preço no mercado hoje. O volume de negócios, contudo, é o menor em uma semana e está bem abaixo da média do mês, o que denota um mercado cauteloso antes de uma série de eventos nesta semana.

Amanhã o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, falará em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Na quarta, o IBGE reporta o IPCA de julho.

Na quinta, o Senado inicia o julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff, com depoimentos das testemunhas escolhidas pelos autores da denúncia - os juristas Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e Hélio Bicudo - e pela defesa de Dilma, sob liderança do ex-ministro José Eduardo Cardozo.

Na sexta, os EUA divulgam números do PIB e de inflação, no mesmo dia em que a presidente do Federal Reserve (Fed, BC americano), Janet Yellen, discursa.

Sobre Ilan, o operador de câmbio de grande banco nacional não descarta que o presidente do BC dê amanhã alguma explicação adicional sobre a estratégia de intervenção via swaps. "Talvez uma mensagem mais clara" do porquê da mudança do volume de ofertas de swaps, diz.

Em declarações recentes, Ilan disse que o BC pode atuar "com parcimônia" no mercado de câmbio, mas "sem ferir as premissas" do regime de câmbio flutuante.

"O que o Ilan não pode fazer é deixar o mercado em dúvida", diz o gerente de câmbio da Treviso, Reginaldo Galhardo, referindo-se às razões para a mudança recente na atuação cambial via swaps cambiais reversos.

No mercado, alguns analistas acreditam que a alteração no ritmo de oferta de swaps deve-se ao fato de o real estar performando pior que seus pares. Mas há quem não descarte um nível de câmbio onde o BC se mostre mais confortável, especialmente para evitar qualquer repasse aos preços, em um momento em que o BC luta para conduzir as expectativas de inflação para 2017 do mercado ao centro da meta.

No fechamento, o dólar caiu 0,16%, a R$ 3,2010. No mercado futuro, em que os negócios vão até as 18h, o dólar para setembro recuava também 0,16%, a R$ 3,2135.