Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Microempresas foram menos pontuais nos pagamentos em julho, diz Serasa

23/08/2016 09h51

A micro e pequenas empresas (MPEs) estiveram menos pontuais no pagamento de suas dívidas em julho, segundo levantamento da Serasa Experian. De cada 1 mil dívidas pagas, 95,2% foram quitadas à vista ou com atraso máximo de sete dias, um percentual menor do que o observado em julho do ano passado (95,6%), mas maior que o de junho, quando 94,8% das contas foram pagas em dia.

De acordo com a Serasa Experian, as dificuldades financeiras das micro e pequenas empresas, relacionadas à recessão econômica e aos juros altos, persistem neste início de semestre, determinando recuo dos níveis de pontualidade de pagamentos em comparação aos observados nos mesmos períodos do ano passado.

As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em julho de 2016: 96,4% (ante 96,5% em julho de 2015). Nas indústrias, a pontualidade de pagamentos foi de 94,9% (ante 94,5%), ao passo que nas micro e pequenas empresas do setor de serviços a pontualidade foi de 93,3% (94,5%).

O indicador da Serasa Experian é construído através dos pagamentos feitos por cerca de 600 mil micro e pequenas empresas e registrados mensalmente por seus fornecedores na base de informações sobre pessoas jurídicas do birô de crédito, que considera como MPEs as empresas com faturamento líquido anual de até R$ 4 milhões.