IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alemã Metro iniciará separação de negócio alimentar

05/09/2016 20h45

A empresa alemã Metro, que atua no comércio atacadista e varejista, informou em comunicado que vai começar a implantar as medidas para transformar o negócio de atacado e alimentos em uma empresa independente, listada em bolsa. O negócio não alimentar (de venda de eletrônicos ao consumidor) permanecerá na Metro AG.

"A intenção é criar novas perspectivas de crescimento ao colocar o foco estratégico e organizacional de duas companhias independentes em suas respectivas atividades de negócio", diz a empresa em comunicado.

A proposta de cisão será submetida à aprovação no próximo encontro anual. Cada um dos três maiores acionistas indicaram à Metro que pretendem apoiar o processo, segundo a empresa. As autoridades regulatórias também estão a par dos planos.

A cisão deve ser concluída até meados de 2017. As ações da empresa de varejo passarão a ser negociadas em bolsa ao fim do processo.

Os atuais acionistas da Metro terão cerca de 90% no negócio de atacado e alimentos, em proporção a suas atuais participações. A fatia restante de 10% pertencerá à Metro.