IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fitch corta nota da Coca-Cola Femsa após compra da Vonpar no Brasil

26/09/2016 18h45

A agência de classificação de risco Fitch cortou nesta segunda-feira o rating de longo prazo em moeda local e estrangeira da companhia mexicana Coca-Cola Femsa de "A" para "A-", com perspectiva estável.

Conforme a Fitch, o rebaixamento reflete a tendência de desalavancagem da Coca-Cola Femsa, que foi desacelerada com relação à expectativa anterior, após o anúncio de que sua subsidiária brasileira Spal chegou a acordo para compra da totalidade da engarrafadora Vonpar. O valor da transação é de R$ 3,6 bilhões, numa combinação de dinheiro, ações e dívida.

A Fitch projeta que a alavancagem medida pela dívida total pro forma com relação ao Ebitda e pela dívida líquida em relação ao Ebitda da Coca-Cola Femsa fique em 2,2 vezes e 2 vezes, respectivamente, ao fim de 2017. A expectativa anterior era de 1,5 vez e 1,3 vez, respectivamente, para o mesmo período.

A Fitch acredita também que a aquisição da Vonpar vai trazer benefícios à companhia mexicana, através da integração de territórios contíguos e da captura de R$ 65 milhões em sinergias nos próximos 18 a 24 meses.