IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aneel aprova redução de 12,25% das tarifas da distribuidora Light

01/11/2016 20h35

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira o reajuste tarifário anual da distribuidora Light Serviços de Eletricidade que prevê redução média de 12,25% nas contas de luz. As novas tarifas valerão por 12 meses, a partir da próxima segunda-feira (7), para 3,8 milhões de unidades consumidoras localizadas em 31 municípios do Rio de Janeiro.

A Aneel define índices de reajuste para diferentes classes de consumo. Os consumidores residenciais e pequenos comércios (baixa tensão) terão um corte nas tarifas de 11,73%. Já os consumidores industriais e de estabelecimentos de grande porte (alta tensão) vão contar com uma redução de 13,32% no custo da energia fornecida pela distribuidora.

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos associados à prestação do serviço de distribuição. O cálculo também leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição são atualizados com base no IGP-M.