Bolsas

Câmbio

Atividade econômica recua no 3º trimestre, aponta Serasa

A atividade econômica teve retração de 0,7% no terceiro trimestre de 2016, ante o segundo, já descontados os efeitos sazonais, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica divulgado nesta quarta-feira.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a queda foi de 2,9%. No acumulado de 12 meses, o recuo é de 4,5%, pouco menos que o acumulado em 12 meses até agosto, de 4,7%.

Em comunicado, a empresa afirma que a queda de 0,7% não só "frustrou as expectativas", mas também confirmou que "a recessão econômica se prolongou e até mesmo se intensificou durante o terceiro trimestre". Os motivos são o "avanço do desemprego, crédito mais caro e escasso, níveis de inadimplência elevados tanto de consumidores quanto de empresas e dificuldades financeiras de alguns entes federativos".

Do lado da oferta, a agropecuária teve recuo de 3,7% em relação ao trimestre anterior e de 1,9% na comparação com o mesmo período de 2015. A indústria teve queda de 2,3% comparando com o segundo trimestre e 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já os serviços se mantiveram estáveis entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, mas caíram 2,1% diante do terceiro trimestre de 2015.

Pelo lado da demanda, o consumo das famílias teve queda em relação ao segundo trimestre deste ano (-1,4%) e ao terceiro do ano passado (-4,9%). O consumo do governo teve, respectivamente, recuos de 0,7% e 3%. Os investimentos, por sua vez, caíram 5,4% e 10,6%. Enquanto as importações tiveram recuo de 3,5% e de 7,1%, as exportações caíram 7,3% e 1,4%.

Mesmo assim, as vendas para o exterior apresentaram os únicos destaques positivos em setembro, com alta de 4,8% desde o início do ano e de 6,6% na comparação com o acumulado de 12 meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos