IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P rebaixa rating da Cemig

21/11/2016 16h55

A agência de classificação de risco S&P Global Rating rebaixou o rating da Cemig e de suas subsidiárias de ?BB-' para ?B+' e ao mesmo tempo a nota corporativa em escala nacional de ?brA' para ?brBBB+'. A perspectiva de ambas as notas é estável.

Segundo a S&P, o rebaixamento reflete a deterioração da liquidez e das métricas de crédito da Cemig. Diante das condições apertadas de crédito, a companhia não conseguiu refinanciar duas dívidas de curto prazo com antecedência porque ficou esperando o mercado melhorar. "Isso resultou em uma grande concentração de dívidas com vencimento no final deste ano."

Além disso, segundo a agência, a fraca demanda no setor elétrico decorrente da recessão brasileira, e o fraco desempenho da Cemig GT após o final de algumas concessões, aumentaram sua alavancagem para mais de cinco vezes nos últimos trimestres.

A companhia tem tomado uma série de medidas para reduzir sua alavancagem, como a venda de uma fatia na Taesa e de 49% na Transchile. "Embora isso não seja ainda suficiente, sua liquidez pode melhorar significativamente se a companhia conseguir concluir as vendas de ativos adicionais", completou a S&P.