IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aneel aprova edital do leilão A-1, com preço máximo de R$ 120/MWh

22/11/2016 19h15

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o edital do leilão A-1, que acontecerá em 23 de dezembro. O preço máximo da energia contratada será de R$ 120 por megawatt-hora (MWh). Serão negociados contratos no ambiente regulado na modalidade por quantidade de energia, com prazo de suprimento de dois anos.

Em geral, os contratos na modalidade por quantidade de energia são utilizados para contratação de energia de hidrelétricas, mas o leilão vai contratar energia de qualquer fonte, com início do suprimento em 1º de janeiro de 2017.

Um decreto publicado pelo presidente Michel Temer em agosto mudou as expectativas para o leilão A-1. Antes, as distribuidoras de energia eram obrigadas a declarar um montante de reposição dos contratos para essa licitação.

Em função da sobrecontratação sofrida pelas companhias durante este ano, em parte devido à contratação de energia no A-1 do ano passado, a regra mudou. Agora, as distribuidoras que declararem estarem sobrecontratadas não precisarão informar o montante de reposição no A-1. Com isso, a expectativa é que a demanda nessa disputa seja muito pequena.