Bolsas

Câmbio

Ibovespa tem leve alta com mineração, siderurgia e Petrobras

O Ibovespa inicia negócios em leve alta, puxado por ações de petróleo e commodities metálicas. O índice da Bolsa paulista subia 0,35% às 10h33, para 61.804 pontos. Tinham alta Usiminas PNA (1,76%), Petrobras ON (1,73%), CSN (2,12%), Gerdau Metalúrgica PN (4,24%), Petrobras PN (1,23%) e Gerdau PN (2,18%).

Os papéis da Usiminas reagem à informação de que a companhia elevará entre 8% e 10% o preço do aço laminado a quente e a frio vendido a distribuidoras e clientes industriais, seguindo a tendência iniciada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no primeiro dia de janeiro, segundo fontes do mercado. ArcelorMittal Tubarão e Gerdau devem acompanhar as concorrentes na próxima semana.

Além disso, após cinco dias consecutivos de queda, o minério de ferro virou e encerrou em alta hoje no mercado à vista chinês. O movimento segue a notícia da agência de notícias estatal Xinhua de que o governo da China pretende investir cerca de 800 bilhões de yuans (US$ 115 bilhões) para expandir a rede ferroviária do país só neste ano. Até 2020, a perspectiva é de destinar 3,5 trilhões de yuans no setor.

A queda do dólar pressiona as ações das companhias de papel e celulose. Fibria ON recuava 1,34% e Suzano PNA cedia 0,51%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos