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Intenção de compra para 2º trimestre não cresce, aponta pesquisa

06/04/2017 12h42

Cerca de 60% dos consumidores não planejam ir às compras no segundo trimestre do ano ? o restante, 40%, tem intenção de fazer algum tipo de gasto nos segmentos de consumo durável (eletrônicos) e semidurável (roupas, calçados). Os dados fazem parte de pesquisa apresentada hoje pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar)


Houve pouca variação em relação ao início do ano. No intervalo de janeiro a março, a taxa foi de 39% dos consumidores planejando algum gasto e 61% contrário à ideia.


Em relação ao segundo trimestre de 2016, há praticamente uma manutenção na taxa. Naquele período, 40,2% pretendiam fazem compras ? versus 40% no mesmo periodo deste ano.


Ao comparar as informações por linha de produtos entre o segundo trimestre de 2017 e de 2016, há quedas na intenção de compra para móveis, material de construção, cine e foto e cama, mesa e banho. Também houve redução em vestuário e calçados.


A pesquisa apontou aumento na intenção de compra para os segmentos de linha branca, eletroportáteis, telefonia e celulares e automóveis. O levantamento é realizado trimestralmente e as entrevistas são feitas com 500 consumidores da cidade de São Paulo.


Na avaliação do instituto, as variações encontradas entre os trimestres foram muito pequenas, o que indica que, apesar dos sinais positivos em relação à queda da inflação e os recursos oriundos das contas inativas do FGTS, por exemplo, a população ainda não tem disposição maior para gastos. A manutenção dos altos índices de desemprego continua a afetar os planos de consumo futuro do consumidor.


"Embora alguns sinais positivos tenham sido observados na economia, a verdade é que isso ainda não impactou a disposição dos indivíduos para as compras", diz em nota o presidente do conselho do Ibevar/Provar, Claudio Felisoni de Angelo.