Bolsas

Câmbio

Mercado reforça expectativa de corte de 1 ponto na Selic nesta semana

O mercado manteve a expectativa de corte de 1 ponto percentual na Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) nesta semana, mas vê um afrouxamento mais lento a partir de julho, segundo o boletim Focus, do Banco Central (BC).


Até a semana anterior, os analistas previam corte de 1 ponto em julho, 0,50 em setembro e 0,25 em outubro, quando a Selic chegaria a 8,50%.Agora, eles esperam que os mesmos 8,50% sejam alcançados apenas em dezembro, com corte de 0,75 ponto em julho, 0,50 ponto em setembro, 0,25 ponto em outubro e mais 0,25 ponto em dezembro.


Antes, a expectativa para 2018 era de que a Selic iniciasse o ano em 8,50% e caísse 0,25 ponto logo em seguida, para retomar os 8,50% no fim do ano. Agora, a aposta é que o juro permaneça em 8,50% ao longo de todo 2018.


Levantamento feito pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor,mostra que, depois de crescerem as apostas de corte de 1,25 ponto na reunião do Copom desta semana, a crise provocada pela delação da JBS envolvendo o presidente Michel Temer recolocou as estimativas em 1 ponto. Agora, entre 41 analistas de instituições financeiras e consultorias ouvidos, 35 acreditam em corte de 1 ponto na reunião de maio, levando a Selic a 10,25% ao ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos