IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade indica condenação de empresas por cartel no mercado de monitores

17/07/2017 11h38

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a condenação de seis empresas pela participação de um suposto cartel nos mercados internacionais de componentes de monitores de tubo e LCD.


São elas: Chunghwa Picture Tubes, Epson Imaging Devices Corporation, Hannstar Display, INC, Hitachi Display, Inc e Sharp.


"De acordo com os pareceres da superintendência, em ambos os casos, a conduta afetou a concorrência e causou prejuízos, no Brasil, tanto às empresas que adquiriram o produto das representadas em escala mundial, quanto aos consumidores que compraram monitores e notebooks com as tecnologias em questão", explicou, em nota, o Cade.


"Os cartéis eram marcados pela troca regular de informações comercialmente sensíveis, como capacidade de produção, escassez de oferta e informações sobre lançamento de novos produtos. As empresas também lançavam mão de fixação de preço, preços-meta e aumentos coordenados de preços", informou.


A Samsung e a LG, entre outras empresas, já assinaram acordos relativos a esse caso. Nesses casos, as companhias reconhecem culpa e ajudam ans participações em troca de uma redução na pena.