Bolsas

Câmbio

São Paulo tem 2 milhões de desempregados, apontam Seade/Dieese

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo ficou relativamente estável ao passar de 18,8% para 18,6% entre maio e junho. De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, o contingente estimado de desempregados em junho somou 2,077 milhões pessoas, 42 mil a menos do que um mês antes.


O ligeiro recuo foi impulsionado pela redução da População Economicamente Ativa (PEA), que encolheu 0,9% no mês passado (101 mil pessoas a menos). O contingente de ocupados caiu 0,6% (59 mil postos de trabalho a menos).


No recorte por setores, a indústria de transformação perdeu 18 mil postos de trabalho (-1,3%), o comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas fechou 56 mil vagas (-3,4%) e a construção fechou 4 mil (-0,7%). Os serviços, em contrapartida, criaram 19 mil postos de trabalho, alta de 0,4%.


Rendimentos

Entre abril e maio de 2017, elevaram-se os rendimentos médios reais de ocupados (2,5%) e de assalariados (2,8%), passando a equivaler a R$ 2.004 e R$ 2.091, respectivamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos