Índice de Preços ao Produtor tem queda de 0,21% em junho, nota IBGE

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) caiu 0,21% em junho, invertendo a direção tomada um mês antes, de alta de 0,10% (dado revisado de aumento de 0,12%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Com o resultado de junho, o IPP acumula queda de 0,30% no ano. Em 12 meses, registra elevação de 1,52%.


O indicador mede a variação dos preços dos produtos na "porta das fábricas", sem impostos e frete, da indústria extrativa e de 23 setores da indústria de transformação.


O IPP da indústria extrativa caiu 6,22% em junho, após baixa de 11,02% um mês antes.Já no conjunto da indústria de transformação, os preços recuaram 0,01%, após alta de 0,54% em maio.


Das 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação pesquisadas no IPP de junho, 15 apresentaram variações positivas de preços, mesma quantidade do mês anterior.


As quatro maiores variações observadas em junho foram nas indústrias extrativas (-6,22%), papel e celulose (3,39%), refino de petróleo e produtos de álcool (-2,14%) e fumo (2%).


Entre as grandes categorias econômicas, os preços subiram 0,88% em bens de capital; e recuaram bens intermediários (-0,36%) ; bens de consumo (-0,24%); bens de consumo duráveis (-0,01%) e bens de consumo semiduráveis e não duráveis (-0,32%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos