IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

MPF denuncia ex-ministro Geddel por obstrução de Justiça

16/08/2017 15h56

O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília apresentou denúncia contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) pelo crime de obstrução de Justiça. Ele é acusado de tentar impedir que o doleiro Lúcio Funaro firmasse acordo de delação premiada.


A ação foi apresentada pela força-tarefa da Operação Greenfield. Segundo os procuradores, o doleiro atuava como operador financeiro do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sendo responsável por "intermediar os interesses das empresas que aceitassem participar dos ilícitos, como por receber, por meio de suas empresas, e repassar valores a título de propina aos outros integrantes da organização criminosa."


Segundo a denúncia, desde que Funaro iniciou tratativas para colaborar com o Ministério Público, Geddel teria começado a atuar para embaraçar sua disposição em falar. Isso foi feito, segundo o MPF, por meio de diversas ligações telefônicas para a mulher de Funaro.


O MPF pede punição de Geddel com base no artigo 2º da Lei 12.850/2013, que prevê pena de três a oito anos para o crime de obstrução de Justiça. Os procuradores pedem ainda que a punição seja acrescida de um terço a dois sextos, considerando a prática continuada do crime.


Improbidade


O MPF também apresentou uma ação cível contra Geddel, por improbidade administrativa, pela acusação de ter pressionado o então ministro da Cultura, Marcelo Calero, para conseguir liberar um empreendimento imobiliário que havia sido embargado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).